ORACAO CENTRANTE E LECTIO DIVINA

RETORNE AO SEU CENTRO, ONDE DEUS ESPERA POR VOCE!





"A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva."(Ap 21,6-b)

 



Apresentação no Templo






Apresentação

Salmo 95 (96)
"Cantai ao Senhor um cântico novo.
Cantai ao Senhor, terra inteira.
Cantai ao Senhor e bendizei o seu nome.
Anunciai cada dia a salvação que ele nos trouxe.
Proclamai às nações a sua glória,
a todos os povos as suas maravilhas.
Porque o Senhor é grande e digno de todo o louvor,
o único temível de todos os deuses.
Porque os deuses dos pagãos, sejam quais forem,
não passam de ídolos,
mas foi o Senhor quem criou os céus.
Em seu semblante, a majestade e a beleza;
em seu santuário, o poder e o esplendor.
Tributai ao Senhor, famílias dos povos,
tributai ao Senhor a glória e a honra,
tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome.
Trazei oferendas e entrai nos seus átrios.
Adorai o Senhor, com ornamentos sagrados.
Diante dele estremece a terra inteira.
Dizei às nações: "O Senhor é Rei"
E (a terra) não vacila, porque ele a sustém
e governa os povos com justiça.
Alegrem-se os céus e exulte a terra,
retumbe o oceano e o que ele contém,
regozijem-se os campos e tudo o que existe neles,
jubilem todas as árvores das florestas
com a presença do Senhor, que vem,
pois ele vem para governar a terra:
julgará o mundo com justiça,
e os povos, segundo a sua verdade."




"Anunciai cada dia a salvação que ele nos trouxe.
Proclamai às nações a sua glória,
a todos os povos as suas maravilhas."

Fazendo hoje (15/01/00), a minha Lectio Divina com este belíssimo Salmo, fui tocada por esses versículos; como foram e são verdadeiros para mim!
Então, resolvi partilhar com aqueles que visitarem essas páginas um pouquinho da minha história recente. Não tenham medo pois não se trata da "História da Minha Vida", não, não! Apenas um breve relato de como encontrei a Oração Centrante e Lectio Divina e como estas vem mudando minha vida, como a água transformada em vinho pelo Senhor Jesus.
Há cerca de dois anos aderi ao 'fenômeno' Internet. Aquele período inicial de descobertas, pesquisas necessárias ou não, curiosidades satisfeitas aqui e ali, abriu para mim um leque de possibilidades.... estava maravilhada!
Descobri as 'BBS', que amei instantaneamente. Fiz um punhado de amigos internautas, achei ótima a possibilidade de treinar o inglês aprendido a duras penas e para o qual me graduei, enfim, cada dia um tanto de novidades.
Descobri as 'listas de discussão', a 'Onenet', principalmente descobri um grupo de mulheres (americanas na maioria), maravilhosas, talvez pelo fato de termos tantas coisas em comum, famílias para cuidar, profissões, carreiras, inquietações, alegrias partilhadas etc. Essa troca de mensagens virou uma grande amizade.... a maioria se encontra uma vez por ano, se telefona com frequência, enfim é uma grande família... já fui convidada para o encontro anual e se Deus quiser, um dia irei.
Bom, minha vida espiritual não estava muito bem, não. Vivia um período bastante difícil em minha vida, sentia-me enraivecida, revoltada, deprimida, rezando quase nada; eu que sempre fui pessoa de oração, estava infeliz e amarga. Como diz bem o título do filme de Almodovar, sentia-me como uma das personagens de "Mulheres à beira de um ataque de nervos".
Deitava-me tarde, pesquisando a 'net', acordava prá lá de tarde, claro. Até que uma bela noite, deve ter sido a mais estrelada da minha vida, dei de cara com uma página cheia de links. Era um site de religião católica, meditação, nem me lembro mais, e duas pequenas palavras me chamaram a atenção: "centering prayer".
Apenas um click e lá estava eu, vasculhando avidamente o site. Senti que ali eu tinha descoberto algo muito importante. Lia com pressa, com fome, com sede. Imprimi umas páginas que me possibilitassem ler com mais calma, vasculhei bastante, quase tudo...... fui dormir feliz.
No dia seguinte, reli, dessa vez com tranquilidade, procurando entender, saborear o que estava sendo passado. Tão simples... aquilo me atraia cada vez mais.
Fiz um período da meditação para experimentar como era; escolhi minha palavra sagrada, comecei a repeti-la devagar, saboreando.....
Em breve me senti como Maria de Betânia, aos pés do Mestre. E Ele me dizia que eu estava escolhendo a melhor parte; emocionei-me, cai em prantos. Num relance, diante da presença amorosa do Senhor, diante de Sua Luz, percebi o quanto estava sendo má, egoísta, injusta, indigna do Amor de Deus, naquela mesma situação em que eu me debatia e me sentia tão injustiçada...
Como diz o salmista no Salmo 138, senti que Deus me cercava, "por trás e pela frente". Que Ele me amava intensamente e viera em meu encalço, ali mesmo onde eu talvez inconscientemente fugia dele, na Internet.
Aqueles primeiros vinte minutos passaram super depressa. Fiz da Oração Centrante e da Lectio Divina
minhas práticas diárias desde então e cada vez agradeço mais a Deus por isso. Fui percebendo ao longo daquele ano não só a Presença Amorosa desse Deus, Emanuel, que caminha conosco, como também vejo cada vez melhor, que não são as pessoas ao meu redor que devem mudar para que eu seja feliz, mas que eu sim, devo mudar meu coração de pedra. Abrir-me à Sua Luz e à Graça, não só para acolhê-Lo, mas também para acolher o meu Irmão. Que do mesmo modo que sou habitada por Ele, também, meu irmão. assim devo acolher no coração, como quero acolher a Cristo, também meu irmão, com todas as diferenças que nos distinguem.
Resultado: reencontrei minha alegria, minha paz. Já não fico até alta madrugada vasculhando a net, pois meu coração está tranquilo dentro de mim. Estou aprendendo a escolher O essencial em minha vida, a descobrir Quem realmente me faz feliz. Os mesmos problemas de antes continuam a existir, mudei entretanto a maneira de reagir a eles. Claro que ainda não é o 'céu', muitas vezes tenho minhas recaídas e acho que sempre as teremos, pois somos seres humanos, falíveis, mas temos sempre a Graça de Deus conosco. Talvez para não nos vangloriarmos, como se tudo fosse nosso esforço pessoal. Tudo é Dom, tudo é Graça, e devemos ser humildes e perceber que Deus nos ama, pecadores como somos, não porque sejamos "santinhos" ou "bonzinhos". Mas até isso Ele nos faz ir descobrindo, devagar...
Voltei a participar da vida da minha comunidade eclesial como catequista, o que já fizera há muitos anos atrás. Pois não se pode só olhar para o céu, mas também precisamos colaborar com a construção do Reino, não é?
Também resolvi fazer esse site, sem nenhum conhecimento prévio de 'html', "à unha", código por código, e haja códigos! Fui pesquisando aqui e ali em revistas sobre internet, tutoriais, pois desejei muito ajudar os falantes da minha língua a se beneficiarem dessa modalidade tão simples de oração. Em inglês existem inúmeros sites sobre o assunto, mas em português, acho que nada ou quase nada.

À medida que vamos caminhando nessa meditação, vamos percebendo o nosso falso "eu" e descobrindo o verdadeiro, 'oculto com Cristo em Deus', como diz S. Paulo. Tantas coisas em nós a que nos apegamos, e que além de projetar uma falsa imagem nossa, nos afastam de Deus e dos irmãos. Para defender essa imagem, lutamos de unhas e dentes: "ah, mas fulano não podia ter feito isso comigo!"....," eu quero isso e mais isso, e o resto não me interessa"... "quem ele/ela pensa que é? - vou lhe mostrar!", etc, etc. Só à medida em que nos desvencilhamos, nos desapegamos, vamos nos encontrando.

Também quando imaginamos que para vivermos, para sermos felizes, precisamos ter muito dinheiro, consumir todos os bens que são fabricados; ou ainda quando pensamos que a nossa felicidade depende de fulano ou sicrano nos amarem. Sem ele/ela não viveremos. Não podemos fazer de ninguém o substituto de Deus. Deus deve estar sempre no Centro de nós mesmos, e está, sempre. Então, no amor d'Ele, saberemos amar a todos com um amor verdadeiro, benfazejo, incondicional, não aquele amor onde muitas vezes descobrimos que estamos buscando é a nós mesmos.
Precisamos nos voltar para Ele, fazer espaço para Ele. Se vivemos em função de satisfazer esse eu falso, sempre estaremos infelizes pois ele é insaciável, quer ser amado, idolatrado, em suma, também ficar no lugar de Deus. Como diz Jesus nos Evangelhos, o 'grão de trigo precisa morrer para dar frutos' .... Persistindo na nossa meditação diária, descobriremos que a felicidade está em fazer a vontade de Deus. Pelo menos tentarmos. E esta, só para lembrar é bem fácil de lembrar: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e com toda a tua força. E o segundo mandamento é semelhante a este: "amarás o teu próximo como a ti mesmo!" (Lc. 10,27).

O site Centering Prayer do qual falo mais nas seções de Oração Centrante e Links, disponibiliza duas listas, onde encontrei inúmeras pessoas que buscam ao Senhor com sinceridade de coração, dispostas a se deixarem guiar e conduzir por Ele em tudo. É uma alegria descobrir isso hoje, num mundo tão conturbado, edonista, materialista e aparentemente tão distante de Deus. Há uma ajuda mútua nessa jornada, seja através da partilha de reflexões, de experiências pessoais, da meditação sobre textos de espiritualidade, bebendo nas ricas fontes de espiritualidade cristã, e o que é mais impressionante, são pessoas comuns, homens, mulheres, pais e mães de família, jovens, estudantes, de vários países, todos unidos na mesma sede, pois a oração contemplativa não é privilégio dos que vivem enclausurados em mosteiros, mas é para todos nós, homens, mulheres, maridos, esposas, jovens, todos os sedentos. Jesus convida, "vem e vê"!
Aqui termina meu relato, por enquanto ;-)

 

"O Reino de Deus está dentro de vós", disse Jesus.




"Eis o meu Filho!"

 

"Se você está cansado e esgotado
de trabalhos por seu Senhor,
repouse sua cabeça nos Seus joelhos e descanse um pouco.
Recline-se sobre Seu Coração,
Respire o suave odor do Espírito,
permita que a Vida permeie todo seu ser.
Descanse sobre Ele, pois Ele é uma Mesa de delícias
onde o Divino Pai lhe oferece Seu Alimento."
(João de Daliute)