RETORNE AO SEU CENTRO, ONDE DEUS ESPERA POR VOCE....

 



"A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva."(Ap 21,6-b)

 

 

MEDITAÇÃO PARA CRIANÇAS


 


Mostrar às crianças como sentar-se numa posição relaxada, que facilite a oração. Pode ser numa cadeira mesmo, ou se for no chão, com as perninhas cruzadas, ou da maneira que preferirem, desde que a coluna seja mantida ereta. (Vale também para adultos) e a posição não seja cansativa para elas.

Pode-se diminuir as luzes, usando ou um abajur, ou vela, etc...
Com voz suave, pedir que fechem os olhos e imaginem Jesus sentado ao lado delas. Pedir-lhes que imaginem Jesus colocando seus braços nos ombros delas. Ficar assim por uns minutos. Pedir em seguida que escutem a Jesus:

-“Ele está dizendo o quanto Ele ama você,

- Como Ele está feliz por você estar aqui com Ele” , por se lembrar dEle, por dar esse tempinho para Ele.....(etc) Ainda de olhos fechados, “olhem para o rosto de Jesus, vejam-no sorrir, sinta-se amado por esse Jesus que está ao seu lado...” (acrescente mais falas, se desejar).

Deixe-os assim uns poucos minutos, imaginando a cena.

(Agora diga às crianças que Jesus gostaria que vocês falassem com Ele. )

- “Pense em sua cabecinha o que você gostaria de dizer já que Ele pode te ouvir. Você não precisa falar alto. Se você estiver preocupado com alguma coisa, diga isto a Ele. Se algo de bom aconteceu e você quer dizer a Ele, faça-o. Se você quiser pedir ajuda a Ele para você, sua mãe, seu pai, seu amigo, etc, diga isso também. Se você lamenta algo que tenha acontecido, que você tenha feito, conte pra Jesus.

Jesus te ama demais e quer ouvir qualquer coisa que você queira dizer.”

Em seguida, pedir as crianças para ouvirem a Jesus.

- “Ele pode falar direto no seu coração, nem sempre com palavras, mas você saberá que Ele te ouve porque Ele te ama e se preocupa com você, sempre.” (As crianças permanecem quietas novamente).

Como algumas crianças gostam de partilhar suas experiências, é bom dar-lhes uns poucos minutos para isso ou para agradecerem a Jesus em voz alta.

É aconselhável terminar com um Pai Nosso e devagar, abrir os olhos, acender as luzes e voltar as atividades normais.

Dizer a elas que ao longo do dia, dos dias seguintes até a próxima experiência ou encontro, elas podem parar por um minutinho e se lembrarem de Jesus em suas mentes, coração, e falar com Ele um pouquinho.

Pais relataram que esta experiência foi muito significativa para suas crianças e que elas voltavam a praticá-la em casa. Algumas até quiseram que seus pais fizessem com elas.

Peça sempre ao Espírito Santo que guie e conduza sua criança, que a torne receptiva à Graça de Deus. Nós podemos dar o exemplo, ser pessoas de oração, levá-las à igreja.

Você pode e deve usar sua criatividade e adaptar à realidade das crianças com quem vai trabalhar.

 

voltar