RETORNE AO SEU CENTRO, ONDE DEUS ESPERA POR VOCE!




"A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva."(Ap 21,6-b)

 

"Eu sou o Bom Pastor!"

 

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES EM RELAÇÃO À PRÁTICA DA ORAÇÃO CENTRANTE

 

1. Pode-se usar incenso, música, durante a meditação?

R - Coincidentemente, essa semana fui consultada duas vezes sobre a questão de se usar incenso nas reuniões de OC, durante a meditação. A orientação é que NÃO se use, incenso, música de fundo, altarzinho, nada. Não é que seja proibido, mas é altamente recomendável que Não se use. "SEGUIR NU, O CRISTO NU!" (acho que é de S. Jerônimo essa frase - que viveu no deserto como eremita antes do trabalho gigantesco de traduzir a Bíblia, se não me engano).

A OC é oriunda da espiritualidade do deserto - isto é, despojada, simples. Quanto mais, melhor, ou quanto menos (complicada), melhor. Tanto Thomas Keating como os outros dois principais mentores da mesma, aqueles que a resgataram para nós e a 'traduziram' para o nosso tempo, aconselham vivamente a que a mantenhamos simples. "Keep it simple, silly", é frase do nosso querido D. Basil Pennington. Quer dizer, "mantenha a coisa simples, seu bobo(a)!" Quanto mais complicamos, 'enfeitamos', colocamos isso e aquilo, mais corremos o risco de nos perder, porque somos seres humanos e nossa tendência natural é buscar 'adoçar a limonada', não é? Se a deixamos despojada, podemos praticá-la em qualquer tempo e lugar. Se complicamos, já começamos a necessitar daqueles elementos que adicionamos e de acessórios, que passam a ser essenciais.

Essencial na OC é Jesus Cristo e aquele que ora. Trago comigo uma multidão de irmãos e irmãs, com certeza, mas naquele momento, fechando os olhos, entrando no "quarto interior", já não quero nem preciso de nada mais. Precisamos nos acostumar ao deserto, precisamos nos desvencilhar de tudo quanto nos impeça de ir a Deus. Precisamos jogar fora nossas desculpas para rezar, para orar a sós com Ele, no silêncio! Música de fundo também NÃO DEVE ser usada.

O incenso além de poder provocar uma crise alérgica - coriza, espirros em muitas pessoas, comigo por exemplo ocorre, e nesse caso já nos tira da meditação - meditar espirrando e com coriza é muiiiiito difícil! dá um 'tempero' de Nova Era. A Nova Era pode até despertar em alguém uma sede, uma curiosidade para o lado espiritual, que 'pode' desaguar numa busca de Deus, de Jesus Cristo, mas como ela não é cristã, o perigo é da gente se perder entre os cristais, os feng-shui, as mil terapias e coisas que ela inventa, e para quê? Exatamente para ficar rodeando, mas nunca chegar ao Centro - Pois no centro de nós mesmos está Deus!

Então, principalmente aos coordenadores de grupos, o pessoal de SP, do Rio, e daqui de BH, peço que fiquem atentos a esses pequenos detalhes, que fazem diferença! Há uns dois anos essa mesma questão foi abordada por uma coordenadora nossa do Rio, e eu disse a mesma coisa. Vamos manter a simplicidade da OC. Vamos seguir o conselho de Jesus: "Entrar no nosso quarto, fechar a porta (dos sentidos - fechar os olhos já ajuda uns 50%, e orar a nosso Pai em segredo!" Se fosse preciso outra coisa, Ele nos teria dito! Só precisamos: eu e Deus! E Ele está sempre conosco. Peço que não hesitem em perguntar quando tiverem alguma dúvida. Não que eu saiba tudo, mas o que eu não souber, posso perguntar a quem sabe.

2. A prática da Lectio Divina é obrigatória nas reuniões?

R - Nada com Deus é 'obrigatório', não é? Mas se recomenda , MUITO que a Lectio Divina seja uma prática regular, para os que meditam através da Oração Centrante. A Lectio Divina, principalmente quando feita com a "Palavra de Deus", com a Bíblia, ainda mais quando se acompanham os textos da Liturgia Diária, é força para a nossa caminhada, é Pão para o Caminho. A Lectio Divina nos fortalece, nos alimenta, nos dá coragem. Para que não seja algo muito 'aéreo', juntamos as duas prática. Pode-se praticar uma ou outra antes, mas que é muito recomendada sua prática, por Thomas Keating, Basil Penningon e William Meninger, isso é! Nem que façamos apenas cinco, dez minutos, mas que possamos deixar alguns momentos para a prática da Lectio.

 

Se você quiser enviar sua pergunta, faça-o! Envie e-mail para mim: 'oracaocentrante@yahoo.com.br', que responderei o mais rápido que possa.

 

Em Cristo Jesus, Jandira