"A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva."(Ap 21,6-b)
A Samaritana
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"QUANDO
ORARES, ENTRA NO TEU QUARTO, FECHA A PORTA E ORA AO TEU PAI EM SEGREDO;
E TEU PAI QUE VÊ NUM LUGAR OCULTO, RECOMPENSAR-TE-Á. |
"No centro de nosso ser, existe um ponto como que vazio, intocado pelo pecado e pela ilusão, um ponto de pura verdade, um ponto, uma centelha que pertence inteiramente a Deus... Este pontinho "de nada" e de absoluta pobreza é a pura glória de Deus em nós... É como um diamante puríssimo, a brilhar na luz invisível do céu. Isso existe em todos os homens, e se pudéssemos vê-lo, veríamos esses milhões de pontos de luz a juntar-se na face e no ardor de um sol que faria desaparecer completamente toda a escuridão e toda a crueldade da vida..." (Thomas Merton, OCSO)
I - D. Basil Pennington, OCSO, F. Thomas Keating, OCSO, padre William Meninger, colocam os três passos para a Oração Centrante, baseada no livro do século XIV, "A Nuvem do Não-Saber", que são simples:
Sente-se quieto e relaxado, coluna ereta. Use uma cadeira ou banquinho de meditar, ou sente-se na posição do Buda. O importante é que a posição seja confortável e lhe permita ficar tão imóvel quanto possível na sua oração, pois a quietude do corpo favorece a quietude do espírito.
1. Tranquilize-se na Fé e no Amor a Deus, O qual habita no centro do seu ser. Respire suavemente, acalme-se na presença do Senhor que te ama e espera...
2. Escolha uma palavra sagrada (por exemplo Jesus, Pai, Amor, Paz, Fé, etc) e deixe-a presente, sustentando seu ser para Deus com amor e fé. Não perca muito tempo escolhendo essa palavra, pois você não vai se concentrar em seu significado, nem ficar refletindo sobre ela. Ela te servirá como âncora, para te "segurar" na Presença do Senhor. Peça ao Espírito Santo que o ilumine na escolha dessa Palavra que será a partir de então a sua palavra sagrada.
Essa palavra sagrada tem duas finalidades: reafirme isso a cada oração: 1 - É a sua Intenção de permanecer na Presença do Senhor. 2 - é o seu consentimento à Ação de Deus em sua vida.
Pode usar essa pequena oração para iniciar, todas as vezes:
Meu Senhor, esta Palavra Sagrada é minha Intenção de permanecer em tua presença nessa oração. Através dela, eu consinto em vossa Presença e Ação em minha vida e abro mão de todos os meus projetos pessoais para a felicidade. Procurando apenas me aquietar e desapegar-me de meus pensamentos, incluindo minhas emoções, abrindo-me à escuta e à vossa presença amorosa em minha vida. Amém.
Ou essa outra: "Oração Bizantina", ensinada pelo padre Meninger:
"Ó Luz Serena, que brilha no
Solo do meu ser,
Atrai-me para ti,
Tira-me das armadilhas dos sentidos,
Dos Labirintos da mente,
Liberta-me de símbolos, de palavras,
Que eu descubra
O Significado
A Palavra Não Dita
Na escuridão
Que vela o solo do meu ser. Amém."
3 . A cada vez que você perceber sua mente vagando (ela adora fazer isso, é como o macaquinho irrequieto, pulando de galho em galho), simplesmente retorne suavemente à Presença do Senhor, repetindo mentalmente sua palavra sagrada. Isto é, a cada vez que perceber que sua atenção está em alguma coisa - seja isso pensamentos, emoções, barulhos, sensações, etc, retorne muito suavemente (sem se culpar, condenar, criticar), a sua Palavra Sagrada, símbolo de sua Intenção e Consentimento à Ação e Presença de Deus em sua vida. O importante nessa oração é nosso ser desnudo, calado, quieto, diante do Ser que habita nosso ser . Nesse momento, SOMOS, para Deus apenas. Não dizemos nada, não pedimos nada nessa oração. Ele sabe do que precisamos. Vamos fazer espaço para Ele em nós.
Ao final do período de oração, reze o Pai Nosso, lentamente.
"Prece para depois da OC:
Meu tempo de oração terminou; acompanho suas cinzas como uma varinha de incenso queimada até o fim. Aquiete minha mente antes que ela passe a julgar minha oração, minha oferta a Ti.
Como posso julgar seu valor - esta luta para aquietar minha mente em Ti, meus esforços para sentir tua presença em minha oração? Somente Tu podes julgar a simples canção de amor cantada nas câmaras barulhentas do meu coração, geralmente afogada pelos gemidos de medo ou pelos gritos suados do trabalho que deve ser feito.
Tu, meu Pai oculto, esperaste com paciência, enquanto minhas lembranças evocadas do passado, e perspectivas futuras, clamavam por atenção, enchendo minha mente com ontens e amanhãs, roubando meu sentido de Tua presença.
Ao me preparar para retornar à lida, possa minha intenção de viver em Teu momento presente, ser o modelo para este dia e para minha vida. Com Tua ajuda, que eu possa sempre fazer uma coisa a cada vez- sempre em comunhão contigo, meu Deus, com todo meu coração, minha mente e espírito. Amém!"
Abade D. Basil Pennington, OCSO
Medite dessa maneira por 20 minutos 2 vezes ao dia, pelo menos. Importante: manter a fidelidade na sua oração. Se você se dispuser a fazê-la, reserve esse tempo para isso diariamente. Não busque "sentir" coisa alguma - não busque o SENTIR alguma emoção ou sensação, mas apenas "ficar" diante do Senhor.
Experimente por 60 dias rezar assim, duas vezes por dia, vinte minutos cada vez. Não desanime nem desista logo de início. A disciplina e a persistência com certeza levarão você a experienciar viver na Presença do Senhor, sempre. E você encontrará aquela Fonte de Água Viva que jorra para a vida eterna.
"Como um amigo falando com seu amigo, o homem fala com Deus e aproximando-se com confiança, permanece diante da face Daquele que habita na luz inacessível." (S. Simeão, o Novo Teólogo)
"Eis que estou à porta e bato...." diz o Senhor....." Aquele que abrir, cearei, Eu com ele, ele comigo....." e ainda: "Aquele que tiver sede, venha a Mim e beba, e de seu seio hão de jorrar fontes de água viva" (Jo, 4).
Pensamentos aos milhares afluirão comixões, coceiras, etc acontecerão. Resista, pois vale a pena. Apenas ao perceber sua mente vagando, retorne à sua Palavra Sagrada. O objetivo não é ficar sem pensar, mas escolher estar PRESENTE diante do Senhor: " Anda na Minha Presença e sê perfeito", diz o Senhor. Com a nossa fidelidade diária e com o passar do tempo, o Senhor vai nos curando de nossos medos, traumas, nos dando força e Alegria na nossa Caminhada....nos humanizando, nos tornando solidários e responsáveis por um mundo mais fraterno e mais justo, sendo sua Presença Viva no mundo.
Paulatinamente, iremos percebendo mudanças sutis em nossa maneira de responder a situações conflitantes e difíceis em nossa vida. Vamos nos mantendo mais centrados nessa Presença de Amor em nós. Não se trata de alienação mas de nos voltarmos para o nosso centro, onde temos o nosso ponto de equilíbrio, Deus, e com Ele aprendemos a relativizar tudo o que é secundário, pois temos nEle o Essencial. Iremos perceber que a razão de muito stress, muitas dificuldades em nossas relações afetivas, sociais e familiares, muito sofrimento em nossa vida são devidos muitas vezes, à pouca atenção que damos a Deus, que é a razão de nossa Felicidade, Completude e Realização como criaturas suas. Vamos nos tornando mais tolerantes, mais capazes de amar, mais pacientes e capazes de ver o outro com amor, pois é Cristo que nos habita que nos limpa o olhar. Ao invés de querermos que os outros mudem para nossa vida ser melhor, nós mudamos e o mundo se torna melhor por isso.
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Pe. William Meninger, OCSO, junto com Dom Thomas Keating, D. Basil Pennington OCSO, criaram as bases para a Oração Centrante, fazendo a releitura do clássico "A Nuvem do Não-Saber", e dos escritos de Sta. Teresa de Ávila e adaptando aos nossos tempos. |
Essa prática remonta aos primeiros tempos do cristianismo, quando era comum entre os padres e madres do deserto e está tendo sua redescoberta na Igreja, servindo como ponto de união entre várias denominações, cristãs e não-cristãs, sendo portanto uma valiosa ferramenta na busca do Ecumenismo. Que haja um só rebanho e um só Pastor, como disse Jesus. Nos USA, Europa, Austrália, Canadá, Filipinas, Asia, etc, está se alastrando rapidamente e vários grupos de meditação, vêm se encontrando semanalmente, com a participação de monges católicos, beneditinos (as), cistercienses, padres, freiras, luteranos, batistas, episcopais, etc, a maioria esmagadora de leigos e leigas buscando sinceramente a Deus, num mundo cada vez mais violento e des-centrado, sem Ele. Aqui no Brasil vem despontando devagarinho...
É uma Prática maravilhosa pois nos permite entrar em contato com o Deus que habita dentro de nós, que deseja estar conosco pois somos seus filhos e filhas diletos.
"Arrasta-me após ti; corramos!
O rei introduziu-me nos seus aposentos.
Exultaremos de alegria e de júbilo em ti.
Tuas carícias nos inebriarão mais que o vinho.
Quanta razão há de te amar!" (Cant.1,4)
"Levanta-te minha amada,
formosa minha, e vem." (Cant.2,13b)
"Meu bem-amado é para mim e eu para ele;"(Cant.2, 16)
"Durante as noites, no meu leito,
busquei aquele que meu coração ama;" (Cant.3,1)
"Entro no meu jardim,
minha irmã, minha esposa,
colho a minha mirra e o meu bálsamo
como o meu favo com meu mel,
e bebo o meu vinho com meu leite.
Amigos, comei, bebei,
inebriai-vos ó caríssimos." (Cant.5,1)
Para facilitar a marcação dos tempos, podemos providenciar um "timer" ou um despertador que emita um som suave, pois é bom sairmos da nossa oração calma e tranquilamente e não bruscamente. A melhor maneira, entretanto, é gravar 20 minutos de silêncio, precedidos e seguidos por uma música suave, talvez um canto gregoriano, uma música clássica, etc..... O tempo com a música antes, nos predisporá à oração e o tempo depois nos fará retornar lentamente às nossas rotinas, revigorados e pacificados.
A posição que adotamos para a oração é fundamental também. O ideal é que fiquemos imóveis e para isso devemos estar confortáveis.
Um banquinho de meditar, mais ou menos com uns 17,5 centímetros de altura, na frente, 20 atrás, mais ou menos 16 cm de largura, por 45cm de comprimento (encomende a um marcineiro), onde nos ajoelhamos e nos assentamos pode nos ajudar, mas não é essencial. Cada um deve procurar o que mais lhe ajudar para sua prática, de modo a não desanimar logo no início, pois dificuldades temporais, emocionais, espirituais sempre aparecerão para nos desmotivar. Lembremo-nos, como disse o Senhor que "muitos são os convidados e poucos os escolhidos". Rezemos para sermos fiéis à Sua Presença. Presentes à Presença, Amém!
Para as pessoas de maior apelo visual, pode-se substituir a repetição da palavra sagrada pela visualização de um símbolo ou imagem sagrada, tal como uma vela acesa, o Santíssimo Sacramento, etc.... contudo, não se aconselha visualizar ou "imaginar" o Senhor, ou outra imagem que nos deixe emocionados, que apele para os nossos sentimentos, pois isso iria apenas nos distrair, estaríamos "pensando", e já não estaríamos mais na meditação.
No mais é manter a FIDELIDADE: dois períodos diários na Presença do Senhor, não é tanto assim!... O padre Keating diz que uma vez por dia é apenas a "dose de manutenção". Duas vezes por dia nos leva à sermos transformados em e por Cristo. Temos tempo para passear indefinidamente pelos shopping centers da vida, de onde voltamos agitados, empaturrados e/ou frustrados por uma sociedade consumista que nos faz desejar sempre mais e mais, endividados e embora carregados de compras, continuamos insatisfeitos. Nada disso preenche o lugar destinado a Deus dentro de nós.
"Eu te chamo pelo nome, és meu!"
(Is. 43, 1)
Nossa prática da Oração Centrante é expansiva. É uma oração que se propaga; vai de um coração a outro. Quando estamos orando dessa maneira, estamos descansando o coração de Deus, a própria essência do amor, da compaixão. Somos chamados e enviados. (Matthew Flatley)
Sente-se chamado (a) à vida contemplativa, na doação de si mesmo ao Amor, à, Igreja, numa busca sincera e autêntica de Deus? Visite os sites na seção de Links, ou escreva para o Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro, que você será bem orientado (a): Visite: Rua Dom Gerardo, 68 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20090-030. Para correspondência: Caixa Postal 2666 - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20001-970 - Tel (+21) 291.7122, fax (+21) 263.5679 - Ou por e.mail
"Ora et labora" - Reza e trabalhe, lema de S. Bento
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"A Oração"
A oração é algo natural do homem, como falar ou suspirar, ou olhar, ou como latejar do coração enamorado. Na realidade é também uma queixa. Nossa oração não é mais do que estabelecer contato com Deus. É uma comunicação com Deus e não necessita ser com palavras e nem mesmo com a mente. A gente pode se comunicar com o olhar, com o sorriso ou com os suspiros, ou contemplar o céu, ou beber a água. De fato todos os nossos atos corporais são oração. Nosso corpo formula uma profunda ação de graças em suas entranhas, quando sedento, recebe um copo dágua. Quando, num dia de calor, mergulhamos num rio fresco, toda nossa pele canta o hino de ação de graças ao Criador, ainda que esta seja uma oração irracional, que se faz sem nosso consentimento e às vezes mesmo apesar de nós. O trabalho é uma oração existencial. Deus nos envolve por todas as partes como a atmosfera.
A razão pela qual a gente não costuma experimentar a presença de Deus é porque estamos acostumados a que toda experiência nos venha de fora, e essa experiência é de dentro. Estamos voltados para o exterior, pendentes da sensação de fora e então nos passam inadvertidos os toques e as vozes de dentro. (Thomas Merton)
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