RETORNE AO SEU CENTRO, ONDE DEUS ESPERA POR VOCE....





"A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva."(Ap 21,6-b)

 

 


RESTRIÇÕES À PRÁTICA MEDITATIVA

A Oração Centrante, a Meditação Cristã, bem como outras formas de meditação, principalmente se forem conjugadas com a respiração "Pranayama" ou outras modalidades, liberam muita energia psíquica e por conseguinte não devem ser praticadas por pessoas portadoras de distúrbio bipolar, (psicose maníaco-depressiva) e outros problemas semelhantes, sem antes se aconselhar com seu psicólogo, pois o estado mental da pessoa pode piorar, (embora também possa melhorar). Essas pessoas, devidamente acompanhadas pelo médico especialista (psiquiatra, psicólogo) e também por um bom e experiente diretor espiritual, que conheça meditação e seus efeitos na pessoa, poderão praticar, desde que medicados e acompanhados de perto.

Talvez seja melhor para essas pessoas praticarem a Oração de Jesus em algum momento do dia, pois a repetição de uma frase inteira tem outro tipo de efeito na pessoa e fica mais difícil ocasionar um "estado alterado de consciência", que definitivamente não é o objetivo da meditação proposta nesse site, (Oração Centrante). Que essas pessoas busquem tanto quanto possível o equilíbrio entre ação/atividade física e oração. E não dediquem mais que dois períodos de 20 minutos à prática da OC/MC, isto no caso de ter sido aprovado pelo seu médico, não dispensando de modo algum a medicação prescrita. O padre Thomas Keating, OCSO, em seu livro "Intimidade com Deus" (ed. Paulus) e em outros escritos seus, sem tradução em português, ainda, aborda o assunto. Pessoas com tendência à depressão e/ou problemas mentais não devem, portanto, fazer uso dessas modalidades de oração/meditação, embora seu objetivo seja a união com Deus, buscando viver em sua Presença e não sejam em absoluto "técnicas" que busquem estados alterados de consciência.

Qualquer dúvida referente a esta questão, por favor, enviem e-mail para a autora do site. Se eu não souber responder, pois não sou psicóloga, nem da área de saúde, buscarei a informação e imediatamente repassarei.

Leia o artigo de William Ryan nesse site: "Saúde Mental, Direção Espiritual e Oração Contemplativa".

Esteja sempre com você meu irmão(ã), a paz do Senhor Jesus!